Notícias

Multitarefa: O funcionário de ouro que precisa estar motivado

Há algum tempo, os profissionais mais valorizados eram os chamados “especialistas”

Autor: Bianca CaselatoFonte: A Autora

Há algum tempo, os profissionais mais valorizados eram os chamados “especialistas”,

profissionais que sabiam muito sobre algum assunto, tinham conhecimento teórico e técnico específicos sobre alguma função.


Não era raro encontrar um advogado especialista em direito penal ou um vendedor de móveis sob medida que não se arriscava no setor de venda de sapatos.

Acontece que tudo mudou e as empresas estão dando preferência para quem é multitarefa. Existem menos vagas em praticamente qualquer setor - ainda mais com a estagnação do mercado que impossibilita a absorção de toda a mão de obra chamada especializada.

Quem faz mais de uma atividade ao mesmo tempo passou a ser valorizado e para a Master Coach, Bianca Caselato, quem está trabalhando como multitarefa precisa estar motivado acima de tudo - ou não será possível desempenhar as sua atividades com uma boa qualidade:

"Qual é o motivo real para se trabalhar de forma tranquila as suas atividades? Qual o motivo para a ação? Se não tiver essas respostas definidas, a pessoa acaba procrastinando ou minando os seus relacionamentos. Em casos mais graves, o profissional multitarefa insatisfeito busca e encontra culpados para a sua própria insatisfação profissional."

É evidente que um colaborador precisa estar feliz em suas atividades pois somente assim é possível expor para o seu chefe, para as pessoas da empresa que te contrataram ou mesmo para as que poderão te promover uma vontade de crescer dentro da organização.

As empresas querem, e o profissional?

Quando se tem muitas tarefas, que é o que as empresas buscam nestes profissionais de uma forma geral, é preciso que ele também esteja querendo fazer todas estas atividades. Não é difícil encontrar pessoas que aceitam trabalhar com diversas atividades ao mesmo tempo pela necessidade de ter que pagar as suas contas.

É aí que entra o autoconhecimento. Caselato entende que se este profissional não tiver ideia do que ele quiser para a vida dele, qual o cargo que ele quer chegar nesta empresa, por exemplo, não tem como exercer milhares de tarefas com a mesma motivação e dedicação:

"Só vai executar estas as atividades com alto grau de qualidade e eficiência quem estiver pensando em uma promoção ou um reconhecimento, Pode ser um parabéns, uma gratificação salarial ou mesmo a tão sonhada promoção. Só vai fazer bem o seu trabalho o colaborador que estiver de fato motivado. Do contrário, não haverá motivo para tanto esforço. Além do mais, a própria empresa terá resultados pífios no médio prazo”.


Sobre Bianca Caselato

Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA - European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching.

Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.

voltar